Dicas para economizar na escolha da casa de festas

Pra você que quer economizar na hora de escolher o lugar do grande dia, aqui estão dicas bem valiosas! Algumas, aprendi por ler em outros lugares e o restante, aprendi na ponta do lápis, quando começamos a fazer as contas e avaliar nosso orçamento.

A primeira coisa que você precisa se perguntar é:

Minha festa será de manhã ou à noite?

Há uma grande diferença entre as duas. E se você esta prestes a escolher uma festa “na hora do pôr do sol”, então considere noite. Festas de manhã não utilizam sistema de iluminação (as que vão até as 17h também não) e isso barateia bastante o custo da sua festa. O sol faz todo o trabalho e as fotos ficam ainda mais lindas! Se for casar lá pras 5 da tarde, a casa de festas irá te cobrar pela iluminação, e se você quer economizar, é algo a se considerar.

saf_4092$!400x

Casar em lugar aberto ou fechado?

Lugares abertos costumam ser mais caros, e além disso, você precisará desembolsar uma quantia extra pra alugar uma “cobertura” se o lugar não tiver espaço pra cerimônia e festa cobertas (em caso de chuva). E essa cobertura costuma ser caríssima! Procure lugares que já tenham espaços cobertos.

Mas não esqueça de que estamos falando de sonho aqui, e se o seu é casar com bastante verde e os lugares fechados não têm uma janela sequer, comece a pesquisar desde já! Existem sítios que fazem preços que se encaixam no orçamento e se você tiver um amigo que tenha um e possa te emprestar, melhor ainda!

Ah, obviamente os lugares fechados usarão sua própria iluminação e aí está um gasto a mais, como falamos acima.

Bebidas alcóolicas?

Nossas famílias, meu noivo e eu não bebemos. Então porquê gastaríamos dinheiro com isso? As bebidas encarecem muito uma festa. Além disso, quando há bebida, sempre há aquele convidado inconveniente que perde a noção e acaba estragando o clima.

Escolha um orçamento picotado

Casas de festas que cobram por todo o pacote podem cobrar valores bem abusivos, porque você não sabe quanto está pagando por cada coisa. Assim que solicitar o orçamento, solicite também um orçamento detalhado, onde a casa possa especificar o valor de cada serviço e não roubar o bolso dos noivinhos. 😉 Quando estávamos procurando, recebemos uns orçamentos SURREAIS. Imagina pagar 80 mil em um casamento de dia. Imaginou? Não? Nem eu!

Pista de dança: Ter ou não ter?

Nós particularmente, achamos que nossa festa não terá pista de dança. Pode até ter dança, mas não pista de dança (dá pra entender a diferença?). Pra noivos que realmente gostam de dançar e tem sua vida envolvida nisso, óbvio que tem que ter, mas não é nosso caso. No casamento que comentei aqui, da Manú Flores, não houve pista de dança e não é que não fez nenhuma falta? Era tanto amor, tanta conversa entre amigos e o melhor, não tinha aquele som alto perturbando a cabeça das pessoas. Achamos também meio inapropriado, depois de um momento tão romântico e sagrado, onde comprometemos um com a vida do outro, a festa mudar de clima. O que era altar, vira lugar de “ir até o chão”. Pelo menos, a maioria das festas é assim, inclusive a de cristãos. É. Não to dizendo que a sua não pode ter pista de dança, mas raramente você controlará a atitude das pessoas que entrarão nela… rs.

Escolhendo não ter a pista, você economiza com DJ, máquinas de fumaça e iluminação especial (caso precise).

Não ter pista de dança te ajuda em…

Diminuir 1 hora de festa

Se seu casamento for à tarde e não tiver pista de dança, dá pra diminuir uma hora de festa. Geralmente, as casas disponibilizam 1 hora de cerimônia + 4 de festa. Sem pista, cai pra 3 horas. As pessoas comem, falam com os noivos, conversam e encontram parentes distantes, depois estão prontos pra irem pra suas casas de barriguinha cheia! 😀 Diminuindo uma hora, você pode conseguir um desconto legal na casa de festas e talvez até com seu fotógrafo.

Diminua o número de convidados

Isso mesmo, chegou a hora de enxugar aquela lista onde a amiga da prima da sua mãe está incluída. Chame para o seu casamento as pessoas que realmente são importantes pra você. Uma das coisas mais chatas de uma festa é chegar lá e ver pessoas que você nunca viu na sua vida, e pior, pagando muito caro pra elas estarem ali! Aqui no Rio de Janeiro, é comum das casas de festas cobrarem por convidado, então cada um faz diferença no orçamento. Tem casas de festa que chegam a cobrar 500 reais por convidado. Isso mesmo, BRASIL!

Escolha um MENU mais barato

Esse é um item que pode encarecer sua festa a ponto de você desistir. Se a casa de festas oferecer o Buffet, geralmente o de massas é o mais barato. Aliás, os brunchs (que são uma espécie de lanche da tarde) são mais baratos ainda. Se vocês forem casar à tarde, o brunch pode ser uma ótima pedida. Só não vale casar na hora do almoço/jantar e encher os convidados de pão, ok?

Confeccione as lembrancinhas e tudo mais que puder

Como eu disse, cortar alguns itens da lista da casa de festas pode te ajudar bastante no orçamento final. Se você tem uma tia que faz bolos de casamento, uma vó que faz docinhos, uma mãe artista que faz lembrancinhas, por quê não aproveitar isso agora? Deixe que todos façam parte do casamento e se sintam especiais de estarem participando com você!

Negocie

Assim que seu coração palpitar mais forte por algum lugar, negocie! Negocie tudo que puder! Pergunte tudo que quer perguntar. Não fique com medo ou vergonha de receber um não. Você já tem o “não”, por que não tentar um “sim”? Seja curioso. Chegue na casa de festas com contra-propostas, com idéias, com novas possibilidades.

Por último, mas não menos importante:

PESQUISE!

Pesquise muuuuuito porque assinar um contrato sem poder pagar é um erro. O orçamento tem que se adequar às condições do casal. Converse com as famílias da noiva e noivo. Vejam no que eles podem ajudar. Não feche com a primeira casa que visitar ou com a primeira degustação que fizer. Procure opiniões sobre a casa dos seus sonhos. Veja se ela conseguiu realizar os sonhos de outras noivinhas.

Ah, pra quem não viu nossa escolha, aqui está o post!
https://casandonoquintal.wordpress.com/2013/05/22/lugar-escolhido-pra-casar-sitio-veredas/

É isso! Claro que essas dicas se encaixam no nosso padrão de casamento e vida. O que pode ser ideal pra nós, pode não ser pra você e vice-versa. 🙂
Vocês tem outras dicas ou gostaram dessas? Deixe um comentário pra mim! ❤

Beijo,
Dani

Anúncios

7 comentários sobre “Dicas para economizar na escolha da casa de festas

  1. Me identifiquei mto com a opinião a respeito da pista de dança! Pensei que eu fosse a única que não quisesse colocar no meu casamento!!! Estou pensando em colocar música ao vivo de uma banda de conhecidos meus.. mas estou aguardando orçamento!
    Beijoos

  2. música ao vivo é o máximo, mas pesa no orçamento tbm, viu?
    é bom até a própria noiva fzr uma play list com as músicas q vão tocar na cerimônia e na festa p não correr o risco de soltarem aquelas músicas mt nd a ver q estão na modinha agora!
    mt bom danizinha bjux

    • Verdade, música pesa mesmo no orçamento…
      Ter amigos músicos/cantores ajuda mto nessas horas! kkkk
      E com certeza, existem muitos DJ’s sem noção por aí…

      Beijinho, Lis!

  3. Tudo é uma questão de fazer o casamento com a cara do casal mesmo e lembrar que nada é obrigatório. Esse fds mesmo eu fui em um casamento pequeno, para 100 pessoas, todos os convidados eram cristãos e eles contrataram um dj… que não serviu pra nada, pq ngm dançou. Acho que é uma questão de conhecer o “público”. Eu, por exemplo, adoro dançar, mas não sou uma expert hahahaha Já o noivo não sabe nada! Por outro lado, detesto funk, aqueles forrós ofensivos e etc… Acho que vou acabar fazendo uma super seleção de músicas, delimitando um espaço para dançar e puxar os convidados pra nos divertirmos, mas não vai ser o foco da festa (:

  4. Pingback: Um mês de Casando no Quintal! | Casando no quintal

Gostou? Deixe um comentário pra mim! =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s